IMEI Impedido: o que fazer? Como resolver?

imei impedido

O IMEI Impedido ocorre quando um smartphone não tem número de identificação e está bloqueado pela Anatel. Esse procedimento também é chamado de celular pirata. Ou seja, aquele que não tem associação dentro do GSMA, a associação global das operadoras. 

Inclusive, só recentemente que esse sistema de identificação começou a funcionar no Brasil. Além disso, quando ocorre o IMEI Impedido, os usuários são alertados sobre o bloqueio do smartphone. 

imei impedido

Quer dicas sobre telefonia e maneiras de utilizar seu celular? Você encontra no https://maistim.com.br/ 

O que é o IMEI Impedido?

O IMEI é o número que identifica os smartphones, ou seja, ele funciona como uma digital. Essa numeração é global, mas não pode ser compartilhada por dois dispositivos ao mesmo tempo, mesmo que não estejam no mesmo local. 

Por esse motivo, antes de passar por problemas ao comprar um novo smartphone, é necessário verificar se ele está ou não com o IMEI Impedido. No Brasil, esse registro é feito pela Anatel. 

Basicamente, é através dessa numeração que os usuários podem fazer o bloqueio do smartphone, seja por uma situação de perda, roubo ou furto. Vale ressaltar que esse procedimento é feito com a operadora, e não com a agência. 

Então, se você adquiriu um smartphone recentemente que está irregular e não quer passar por problemas, saiba que existe uma solução perante o CDC. Mas para que consiga seus direitos, é importante que esteja com a nota fiscal do produto em mãos.

Por esse motivo, recomenda-se que os consumidores só façam compras de aparelhos desse tipo em estabelecimentos confiáveis. Essa é a melhor maneira de evitar problemas futuros. 

Vale ressaltar que, cada entrada do cartão SIM conta com uma numeração IMEI. Portanto, se seu smartphone conta com o sistema dual-chip, ele contará com duas numerações distintas. 

Como verificar a numeração do IMEI do aparelho?

Antes de mais nada, é importante que os consumidores saibam como verificar o número do IMEI de seu aparelho. Vale ressaltar que essa numeração pode ser descoberta de diversas maneiras! Veja quais são elas:

  • Primeiramente, os clientes devem acessar o telefone do smartphone e ligar para o número *#06# e, depois, ligar para ele;
  • Os consumidores também podem verificar essa numeração na etiqueta que vem acompanhada com o aparelho;
  • Caso a traseira de seu smartphone seja removível, é possível encontrar essa informação abrindo ela. Além disso, também é possível verificar na bandeja do cartão SIM. Lembre-se que, no caso do dual-chip, existem duas numerações;
  • Se você já fez a conexão do seu aparelho com o Cerberus, é possível ter acesso ao número do IMEI dessa maneira. 

Independentemente da forma que você descobrir esse número, saiba que é importante anotar. Além disso, se você conseguir comparar com o da caixa, é possível descobrir se pode ter ocorrido o aparelho clonado ou está com o IMEI Impedido. 

Como fazer a consulta do número IMEI na Anatel?

Agora que você tem a numeração devidamente anotada, saiba que é possível descobrir se o IMEI Impedido no próprio site da Anatel. Portanto, veja como realizar esse procedimento:

  1. Primeiramente, acesse a página oficial da Anatel. Na sequência, clique na opção “Consulte aqui” para verificar a situação do IMEI de seu smartphone. Essa opção está no final da página;
  2. Informe a numeração que você tem em mãos no campo indicado;
  3. Logo na sequência, é necessário realizar o procedimento para confirmar que você não é um robô;
  4. Pronto! Se tudo estiver certo, o próprio site informa sobre a situação do aparelho, ou seja, se o IMEI Impedido ou não. 

Como o IMEI é impedido no caso de perda, roubo ou furto?

Antes de mais nada, é importante dizer que, se você adquiriu um modelo de smartphone que está presente no Cadastro Nacional de Aparelhos Móveis Roubados, não há o que fazer. 

Portanto, essa opção só está disponível para as pessoas que perderam, ou tiveram seu smartphone roubado ou furtado. Caso contrário, se você adquiriu um produto com IMEI Impedido, entre em contato com a pessoa que vendeu e solicite a troca do mesmo. 

imei impedido

O que fazer se eu bloquear o próprio smartphone?

Embora essa situação pareça impossível de acontecer, acredite, existem casos assim. Ou seja, se você perder o seu smartphone e solicitar o bloqueio do mesmo, mas depois encontrá-lo, essa será a sua situação. 

A sorte, nessas situações, é que você pode sim solicitar o desbloqueio do aparelho, já que foi você quem fez a solicitação do IMEI Impedido. Porém, para que isso se resolva, é necessário ir até o estabelecimento que você adquiriu o aparelho. 

Lembre-se que você deve ir na loja oficial pois, quando comparado com os seus franqueados, eles tem uma série de serviços abrangentes. Além disso, os profissionais são preparados para lidar com sua situação da melhor maneira. 

Por fim, para lidar com essa situação da melhor maneira, é importante que tenha em mãos seu CPF e RG. Além disso, a nota fiscal que comprove a compra do aparelho em lojas oficiais ou franqueadas. E, se possível, com a caixa.